COPROLÓGICO FUNCIONAL


O paciente deverá, durante ao menos 3 dias, alimentar-se SOMENTE com a seguinte dieta:
CAFÉ DA MANHÃ: 1 copo de leite com ou sem café e açúcar; algumas fatias de pão e manteiga.
ALMOÇO: arroz com purê de batatas à vontade ou com 2 batatas cozidas; 1 bife de coxão duro de tamanho médio (100 a 150 g), mal passado (sangrante) na grelha ou na chapa; 1 colher das de sopa de CALDO de feijão; 1 banana e uma fatia de queijo tipo minas ou Catupiry
LANCHE DA TARDE: opcional, podendo ser igual ao café da manhã.
JANTAR: sopa de macarrão com cenoura cozida, picada em rodelas ou pequenos pedaços; 1 ovo cozido posto na sopa; arroz com purê de batatas à vontade ou com 2 batatas cozidas; 1 bife semelhante ao do almoço; 1 fatia de bananada ou goiabada com 1 fatia de queijo tipo minas ou Catupiry.

LÍQUIDOS: apenas água sem gás, à vontade. Não tomar bebidas alcoólicas nem gasosas.

OUTROS: não ingerir medicamentos por via oral, não usar laxantes tais como enzimas digestivas, antiácidos, laxantes e antiespasmódicos (a suspensão de qualquer medicamento deve ser autorizada pelo médico do paciente).
Obs.: se o paciente sofrer de constipação intestinal talvez seja necessário prolongar os dias de regime para 5 ou 6.
COLETA, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DA AMOSTRA
1 - No 4º dia coletar TODO o material da 1ª evacuação, em frasco seco e limpo, de boca larga previamente fervido e seco.
2 - NÃO colher material do vaso sanitário e NÃO misturar com urina.
3 - NÃO colher a amostra de fezes durante período menstrual ou quando houver hemorróidas sangrantes (aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento cessado).
4 - Exame a ser realizado em criança que usa fraldas, ou que está apresentando quadro diarréico, haverá necessidade de colher as fezes em saquinho coletor de urina.
5 - Encaminhar a amostra imediatamente ao Laboratório. Se não for possível, mantê-la refrigerada, temperatura de geladeira, devendo ser entregue em no máximo 48 horas após a coleta.

INTERFERENTES:
Fezes envelhecidas, mal conservadas ou cujos resíduos não correspondem ao do regime prescrito. Contaminação com urina ou com água do vaso sanitário.
Medicamentos orais, tais como enzimas digestivas, antiácidos, laxantes e antiespasmódicos (a suspensão de qualquer medicamento deve ser autorizada pelo médico do paciente). Bebidas alcoólicas e gasosas. Regime diferente do preconizado. Ingestão de alimentos não especificados.

IMPORTANTE
- Informar ao laboratório quaisquer medicamentos utilizados no últimos 5 dias.